O projecto
Habitação | H. Vaz Pato e Pedro Quintas Arquitectos
Um edifício pombalino originalmente construído para habitação e pequeno comércio de rua, foi renovado através de um sistema estrutural misto de ferro, madeira e betão para corrigir anomalias construtivas, funcionais, higiénicas e de segurança acumuladas.
Erguido no centro histórico e artístico de excelência que é o Chiado, usufrui de um posicionamento privilegiado pois faz o cunhal do quarteirão – Rua Vitor Cordon, calçada do ferragial e Rua do ferragial – revelando-se a toda uma área desafogada.
O objectivo foi o de respeitar os conceitos e elementos arquitectónicos mais significativos do edifício, nomeadamente a fachada, volumetria existente e a reabilitação de outros elementos estruturais repondo e utilizando sempre que possível os materiais originais, tais como a madeira, pedra e estuque com as devidas adaptações de forma a conferir boas condições de conforto, de isolamento acústico e térmico.
Renovou-se a cobertura com uma estrutura de ferro e madeira revestida a chapa, reabilitou-se e melhorou-se o nível da estabilidade do conjunto em que se inseria a edificação, inseriu-se uma caixa de elevador no vestíbulo de entrada que dá acesso a todos os pisos elevados. Renovaram-se todos os vãos exteriores em madeira, procurando o dimensionamento e geometrias originais e foram inseridas portadas interiores em madeira.
Ao nível cromático, nas superfícies rebocas das fachadas, foi proposta a cor azul celeste, repondo a tonalidade pré existente. Projecto que resultou em 9 fracções, com acessos independentes ou por espaços de uso comum, sendo 6 apartamentos (um T1 duplex, um T2 duplex e quatro T3 e três estabelecimentos comercias).