Projectos
Em projecto

Barreiro Mar

Imobiliário Antiga estação Barreiro- Mar Barreiro, Portugal 2018
O projecto

Alojamento e serviços | Gonçalo Queirós Carvalho Arquitecto

A Estação Ferroviária do Barreiro, originalmente conhecida como Estação do Caminho de Ferro Sul e Sueste, e também denominada de Barreiro-Mar, foi uma infra-estrutura ferroviária, que servia de interface entre os vários serviços ferroviários ao Sul do Rio Tejo com os transportes fluviais para Lisboa.
Com este novo projecto pretende-se eliminar a distância entre Lisboa e Barreiro através da mobilização e atracção de público. Apanhar o barco significará desde logo o início de uma nova forma de viver a cidade – com uma programação divertida e inesperada que fará dos 20 minutos da viagem um momento de lazer e descontração. Propõe-se desta forma uma diversidade de actividades que podem passar por exibição de curtas-metragens, pequenos concertos, entre outras.
Pretende-se desta forma preservar e valorizar as origens do espaço tendo em consideração que a génese da intervenção terá como ponto de origem o propósito inicial do espaço.
Consideramos que este é um dos pilares basilares de maior sucesso num projecto de requalificação que passe por uma intervenção que respeite a sua função primordial, com as adaptações necessárias aos usos actuais.
Com uma nova dinâmica de utilização e infraestruturas e a criação de uma empatia com o novo projecto todos vão ter a oportunidade de redescobrir a base de um dos pedaços de história mais importantes do Barreiro.
A dar as boas-vindas a um novo Barreiro, estará o Barreiro-Mar na linha do Tejo, na porta de comunicação da cidade com o mundo. Um cartão de visita único a um Barreiro mais moderno, mais dinâmico, diferente, com mais poder de atracção de públicos e ao mesmo tempo com um novo espaço pensado para todos.
A instalação de um projecto fresco e inovador, virado para dentro e para fora, vai criar o buzz essencial para juntar gente com gente, empresas com empresas, ideias com ideias.
O Barreiro-Mar passará desta forma a ser uma referência para a captação de outros projectos, outras pessoas, outros investimentos que vão mudar a imagem do município.
Um modelo de negócio que não se esgota num primeiro ano de curiosidade mas que assegura a longevidade do projecto.
Parte das infraestruturas do Barreiro-Mar estão pensadas tendo em conta a novidade e diferença mas sobretudo tendo em vista as necessidades de quem vive, visita, trabalha ou viverá, visitará e trabalhará no Barreiro.
No programa desenvolvido as dinâmicas do Barreiro-Mar passam inequivocamente pelo alojamento, espaço de trabalho, ponto de encontro e local de eventos.
A criação de um Barreiro com personalidade e carisma que apresenta, num espaço alternativo, um conjunto de serviços que vai cativar vários públicos e várias comunidades.
planta