O projecto
Alojamento | Gonçalo Queirós Carvalho Arquitecto
O edifício da Pensão Amor.
O nome homenageia a história do edifício e o antigo quotidiano do Cais do Sodré.
O projecto de recuperação integrou e valorizou as memórias, as histórias e as vivências do bairro.
Após a abertura em 2011, em que pelos vários andares se distribuíram ateliês de trabalho, um restaurante/cabaret, uma loja de lingerie, uma livraria erótica e até uma sala do varão para eventos e espectáculos, o edifício sofre agora uma remodelação total para abrigar um projecto de alojamento com quartos temáticos e suites. Vai, finalmente, poder-se dormir na Pensão Amor. O bar manter-se-á, renovado e com o mesmo universo do burlesco e o ambiente de cabaret.
Para a remodelação do edifício, agora também com o propósito de alojamento, redesenhou-se a cobertura existente com o alinhamento ao conjunto do quarteirão e a manutenção integral de todas as referências de alturas existentes de fachada. Criaram-se novos vãos que dão acesso a novos corredores que ligam às diferentes divisões do imóvel e procedeu-se à manutenção de todas as paredes interiores estruturais com a demolição criteriosa de algumas divisórias interiores.
Foram preservados os elementos de referência arquitetónica e estrutural, como paredes de frontal, pavimentos com vigamentos em madeira, cantarias ou painéis de azulejos cerâmicos pintados.