Projectos
Concluido

Peek to Heaven – Lucas Milà

Arte Rua Jardim do Regedouro, 17 Lisboa, Portugal 2008
Porque é que quando se bebe na rua se leva a garrafa numa saca de cartão?
Toda a gente sabe que há uma garrafa de álcool ali dentro, que sentido pode fazer escondê-lo. Supõe-se que a consciência do bebedor está mais tranquila se “oculta” na garrafa.
No entanto, o acto de esconder a garrafa não faz com que se deixe de pensar nela. Produz o efeito contrário.
Neste caso de art building, o caso de uma lona que tapa um edifício porque se realizam obras, não é muito diferente do resto. É instintivo, o homem quer saber, por natureza. Chama-se morbo, interesse, curiosidade. Pode ser melhor visto socialmente com a busca de conhecimento ou pode ser mais condenável como o voyeurismo. Mas na realidade não há muita diferença. Queremos saber.
Assim queiramos ou não, será a reacção que a nossa lona provocará. A lona é uma obra artística.
Que pode pensar a mulher que vive perto da obra e que vê o edifício cada vez que entra e sai de casa? E o homem que se depara com a lona cada vez que vem à janela? O que deve passar pela cabeça do empregado de mesa que trabalha ao lado e que semana atrás de semana, durante um ano, vê o pedaço de tela que oculta o edifício?
É o que que pro provoca o art building. A lona vai despertar o interesse de todo aquele que convive com ela. Acontecerá. Quer queriramos quer não.
video
video
video
video
video
peek to heaven
peek to heaven
peek to heaven